sexta-feira

O DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA


"Dia 05 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa.  O Português é o sétimo idioma mais falado no mundo: aproximadamente 178 milhões de falantes. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reúne oito países onde o português é idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 
A Língua Portuguesa também é um dos idiomas oficiais da Guiné Equatorial e da região administrativa especial chinesa de Macau.
O dia 5 de novembro foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento de Ruy Barbosa, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Ruy Barbosa foi um importante intelectual da sua época, além de um grande estudioso do idioma. A data comemorativa foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006.
A língua é a expressão da identidade e da cultura de um povo. O português foi levado para o Brasil durante a colonização e lá se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Hoje, o português é falado de formas diferentes pelas diversas regiões do país e está sempre se renovando."  
                                                                                                                           (Carolina Linhares)

Sem comentários:

Enviar um comentário